segunda-feira, 16 de julho de 2018

Livro sobre a trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil está disponível

Quem viu os vídeos a História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil não pode perder a leitura do Livro Caminhando em Silêncio, de Emílio Figueira, que por 10 anos pesquisou de debruçou-se sobre o tema.
Um livro para enriquecer o conhecimento e aprender sobre este movimento, que passou de uma visão médica para uma visão social com acontecimentos, conceitos estabelecidos, cultura.
Vale a pena a leitura.
___________________________________________________________________  



CAMINHANDO EM SILÊNCIO – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasi


Caminhando em Silêncio




CAMINHANDO EM SILÊNCIO – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil, de Emílio Figueira. Lançado pela Giz Editorial, a  terceira edição da obra já está disponível pela Amazon, basta CLICAR AQUI
Neste momento quando o tema Inclusão Social e Escolar estar em voga, “Caminhando em Silêncio” traça em suas 184 páginas o percurso das pessoas com deficiência na História do Brasil, dividido em quatro Unidades e treze Capítulos. Na primeira, o leitor encontrará a política de exclusão entre nossos indígenas, o assistencialismo dos Jesuítas, a violência gerando deficiência entre os escravos, medicina, hospitais e reabilitação e o estabelecimento da cultura “deficiência associada à doença”.
A Educação é tema da segunda, abordado início das instituições e entidades assistenciais (1854-1956), legislações e políticas nacionais (de 1957 aos dias atuais) e Algumas entrelinhas da Educação Especial.
Três capítulos falam de consciência e organização política, o Ano Internacional de Pessoa Deficiente no Brasil, movimentos políticos da pessoa com deficiência e as Representações Sociais geradas pelos Movimentos. Por fim, a quarta unidade foca o assunto deficiências em algumas lendas brasileiras, as entrelinhas de nossa literatura e no contexto das expressões artísticas.
Fruto de uma pesquisa sistemática durante dez anos, seu contexto reforça a teoria que a maioria das questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil – por exemplo, mecanismos de exclusão, políticas de assistencialismo, sentimentos de piedade, caridade, inferioridade, oportunismo, dentre outras -, foram construídas culturalmente. Na organização dos capítulos há uma forma didática e multidisciplinar, visando colaborar com várias áreas como Psicologia, Pedagogia, Sociologia, História, Medicina, Artes e afins.

SUMÁRIO DO LIVRO

APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
UNIDADE I – PRIMEIROS ECOS HISTÓRICOS
Capítulo 1 – Índios: A política de exclusão entre nossos primitivos
Capítulo 2 – A Campanhia de Jesus: o assistencialismo dos Jesuítas
Capítulo 3 – Violência gerando deficiência entre os escravos
Capítulo 4 – Medicina, hospitais e reabilitação: O estabelecimento da cultura deficiência associada à doença
UNIDADE II – MOMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Capítulo 5 – O início das instituições e entidades assistenciais (1854-1956)
Capítulo 5 – Legislações e políticas nacionais (1957 aos dias atuais)
Capítulo 7 – Algumas entrelinhas da Educação Especial
UNIDADE III – CONSCIÊNCIA E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
Capítulo 8 – 1981 – O Ano Internacional de Pessoa Deficiente no Brasil
Capítulo 9 – Movimentos políticos da pessoa com deficiência
Capítulo 10 – As Representações Sociais geradas pelos Movimentos
UNIDADE IV – LENDAS, ESCRITORES E ARTISTAS HISTÓRICOS BRASILEIROS
Capítulo 11 – O assunto deficiências em algumas lendas brasileiras
Capítulo 12 – Nas entrelinhas de nossa literatura
Capítulo 13 – No contexto das expressões artísticas
BIBLIOGRÁFIA

Fonte: http://emiliofigueira.com/caminhando-em-silencio-uma-introducao-a-trajetoria-da-pessoa-com-deficiencia-na-historia-do-brasi/