quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo



No dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo). No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
O azul é considerado a cor do autismo, então vista azul e ilumine algo de azul no dia 2 de abril.

O Brasil fez o maior evento de sua história para a data no ano de 2011 em todos os Estados. Já em 2012, repete-se com mais força, sendo iluminados de azul, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp, a Assembleia Legislativa em São Paulo, a torre da Unisa do Gasômetro em Porto Alegre, o prédio do Ministério da Saúde em Brasília, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais e muitos outros locais.
A OAB/MG além de estar iluminada de azul, possui um cartaz na entrada de sua sede com os dizeres: Dia Mundial de Conscientização do Autismo – A OAB/MG na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na ocasião a OAB/MG, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais – Apape, criou folder, para distribuição gratuita, onde esclarece para a população o que é autismo e suas características, levantando a discussão  sobre esta complexa síndrome.
É a OAB/MG na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
*Ana Lúcia de Oliveira 
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência