Você sabe o que é a Agenda 2030?
É uma agenda de Direitos Humanos aprovada, na sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27, em Assembleia Geral pelos 193 estados membros que integram as Nações Unidas, inclusive o Brasil e simboliza o compromisso na implementação de um Plano de Ação baseado na solução pacífica de controvérsias, composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas globais, que orientam medidas nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Todos os poderes e todas as pessoas estão inseridas neste contexto e nestes objetivos, tendo como um dos pilares proteger os Direitos Humanos e assim as pessoas, envolvendo o mundo em que vivemos.
Mas você pode está se perguntando, e eu com isto?
Bom, esta agenda foi feita pensando em você, na pessoa, no Ser Humano. O objetivo é eliminar todas as mazelas do mundo para que possamos alcançar a paz, a tranquilidade e o respeito à dignidade da pessoa humana.
Assim, as leis, nossas políticas, nossos direcionamentos, principalmente, por parte de nossos representantes devem também ser orientados pela Agenda 2030. O Poder Judiciário Brasileiro está fazendo a sua parte. Para saber mais sobre isto, basta clicar aqui (Fonte: Revista Justiça e Cidadania. Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento no CNJ. Maria Tereza Uile Gomes. 10 de Maio de 2020. Acesso em: 13 mai 2020).
O Poder Legislativo também está fazendo a sua parte, apresentando leis para proteção das mulheres, do planeta, saneamento, e outros. E o Poder Executivo deve fazer políticas públicas voltadas também a Agenda 2030. Assim, como nós, sociedade, através de nosso papel na participação da política e na condução desta, inclusive de fiscalização, pois o poder emana do povo e em nome dele será exercido. Não existe reino de uma só pessoa. Habitamos o mesmo local: Planeta Terra.
Caso queira saber mais sobre a Agenda 2030 e objetivos específicos, basta clicar AQUI.