domingo, 7 de julho de 2013

Evento dá continuidade a debate sobre pessoas com deficiência física




Foi realizada, na noite de ontem (03/07), no auditório da Seccional, mais uma reunião do “Ciclo de Debates Integrados para a pessoa com deficiência física”. O encontro teve a participação da presidente da Comissão da OAB/MG de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a advogada Ana Lúcia de Oliveira, que proferiu uma palestra sob o título “Direito das pessoas com deficiência e participação da sociedade no processo de inclusão”. Também a médica fisiatra Cláudia Fonseca Pereira fez uma apresentação sobre “Saúde e reabilitação” para um auditório formado por pessoas com deficiências e outras ligadas ao tema.

Falando ao JA Online, Ana Lúcia, que é também vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência, destacou a importância da Convenção das Nações Unidas sobre Direito das Pessoas com Deficiência, aprovada em 2006 e homologada pelo Congresso Nacional do Brasil em 2008, com status de emenda constitucional, elaborada para promover, proteger e assegurar o exercício pleno de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, promovendo o respeito pela sua dignidade inerente. Explicou que, em nosso estado, vem sendo desenvolvido um árduo trabalho destinado a permitir que essas pessoas tenham seus direitos garantidos. Reconheceu, contudo, que há ainda um longo caminho a ser percorrido pela sociedade, com o objetivo de atingir a efetiva inclusão das pessoas com deficiência.

Em entrevista, Cláudia Fonseca afirmou que o país possui uma legislação muito boa em defesa dos portadores de deficiência que, no entanto, não é cumprida, o que leva a que eles tenham “muito pouco acesso à saúde, à moradia digna ou à educação. A inclusão social está ainda engatinhando no Brasil”. Concluiu afirmando que é muito importante a discussão do tema na atualidade, pois “uma sociedade inclusiva atinge mais rapidamente o seu crescimento, passando a compreender o que é a diversidade humana e deixando de ser uma sociedade individualista.”