domingo, 1 de janeiro de 2012


Segue abaixo resumo das atividades desenvolvidas pela Caade no anos de 2011.




COORDENADORIA ESPECIAL DE APOIO E ASSISTÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Caade

EVENTOS
O seminário de Educação Inclusiva foi realizado no dia 26/08, pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - Caade, o Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais/PUC-MG e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS. O seminário contou com a participação de 168 pessoas e reuniu especialistas da área da deficiência do Estado, que promoveram a reflexão sobre a educação inclusiva na visão da própria pessoa com deficiência, da família, escolas especializadas e organizações que defendem os direitos dos autistas, das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, dos surdos e dos deficientes visuais.
Também participou da 18º Semana da Pessoa com Deficiência, realizada de 19 a 24 de setembro de 2011. O evento foi realizado em parceria com a Coordenadoria Municipal de Apoio às Pessoas com Deficiência – CAAPPDBH e contou com programação diversificada: seminário, caminhada, mostra de artes, apresentações de músicas, de teatro, dança e atividades de lazer. Vale destacar que no seminário foi colocado em pauta o tema “Equoterapia”, com o objetivo de apoiar, divulgar a importância e os benefícios da modalidade de tratamento para as pessoas com deficiência.
A Caade ainda realizou o Seminário “Acessibilidade e suas implicações” no dia 30/11, que promoveu um debate qualificado sobre a acessibilidade em todas as suas dimensões de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A coordenadoria realizou palestras sobre a temática da deficiência para prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais e para empresas do setor privado com objetivo de informar sobre as capacidades e as necessidades das pessoas com deficiência e a criação de conselhos municipais, implantação e implementação de políticas públicas com foco no segmento, além de outros temas relacionados à inclusão social e à equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência.

ATENDIMENTOS

A CAADE presta atendimentos a pessoas físicas e jurídicas. Os atendimentos são realizados por seus técnicos, via telefone, e-mail (fale conosco) ou presencial. Ressalta-se aqui o apoio técnico aos municípios para a criação de conselhos de direitos, por meio de palestras e de consultorias para a proposição ou a revisão de projetos de lei de criação desses conselhos.

PRÊMIO INCLUSÃO

A coordenadora da CAADE, Ana Lucia de Oliveira, recebeu o Prêmio Inclusão na categoria: Direito e Operadores do Direito. O Premio Inclusão é uma realização da Câmara Municipal de Belo Horizonte por iniciativa do Vereador Leonardo Mattos e entidades da área da Deficiência: Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (APAPE); Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais do Estado de Minas Gerais (APILSEMG); CREPÚSCULO – Associação Arte Saúde Educação Sem Barreiras; Federação Brasileira de Instituições Excepcionais (FEBIEX/MG); Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS); Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. O objetivo é homenagear diversas pessoas e entidades que contribuíram de alguma forma para o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência.

Fonte: Informativo Colegiado de Direitos Humanos
• ED 02 - Dezembro 2011 •