sábado, 3 de dezembro de 2011

TJMT oferta capacitação em Libras para servidores


Exemplo a ser seguido.
________________________________________________________________________
Vinte e cinco servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso participam do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com foco na ampliação do atendimento e melhor contato com a população. A capacitação presencial é realizada na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva com carga horária de 40 horas e o encerramento previsto para a próxima quarta-feira (07/12). O treinamento é disponibilizado ainda à distância para servidores das comarcas do interior.
A diretora de Planejamento e Estudo da Escola dos Servidores, Marly Cavalcanti Pinto, explica que a capacitação atende a Lei n.º 10.436, que prevê o treinamento de 5% dos servidores públicos nesta forma de comunicação. Atualmente, o Poder Judiciário tem mais de 4 mil funcionários e até 2014 atenderá a meta determinada por lei.
Comunicando-se por meio da intérprete Ana Paula Campos, o professor de Libras Rogério Belussi Miranda entende como bastante importante a iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em oferecer esse tipo de curso aos servidores. Ele destaca que a medida permite uma comunicação adequada entre as pessoas, de maneira mais satisfatória. “Convido a todos a participar do curso e melhorar os conhecimentos. Procuro explicar da melhor forma possível”, salientou.

A gestora da Distribuição, do setor de Protocolo do Fórum de Cuiabá, Sabina Brito, aprovou as aulas do professor Rogério Miranda e já consegue se comunicar com pessoas surdas. “Estou gostando muito e já sei dizer algumas coisas, como oi e bom dia”, assinala a gestora. Sabina conta que se inscreveu na capacitação por entender a necessidade de se comunicar com todas as pessoas. “Quero poder atender quem chegar ao setor. Conseguir entender e encaminhar o cidadão ao setor correto”, ressalta.

Também com foco na ampliação dos conhecimentos e prestação de serviço, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus-MT), Eder Gomes de Moura, participa do curso. Segundo o servidor, é necessário ter pelo menos o conhecimento básico de Libras para poder se comunicar com o público surdo. “Estou explorando ao máximo o professor sobre como me apresentar, explicar sobre meu serviço e o motivo pelo qual estou procurando a pessoa”.  
 
Marly Pinto destaca que novas edições da capacitação serão realizadas, a próxima será em março, com foco no básico presencial. A Escola dos Servidores planeja ainda ministrar uma atividade para magistrados e funcionários sobre a importância do conhecimento desta linguagem para o contato com os cidadãos e prestação jurisdicional com qualidade.

Fonte: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17370:tjmt-oferta-capacitacao-em-libras-para-servidores&catid=224:judiciario&Itemid=584