quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Texto enviado pela Juliana Barbosa e Oliveira.
A Fundep encontra-se numa verdadeira fase de inclusão da Pessoa com Deficiência, através de cursos e palestras, muitas das quais fui palestrante. Procura integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Parabéns Fundep, exemplo de empresa inclusiva.




INSTITUCIONAL
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
2/12/2011


Amanhã, dia 3/12, é celebrado mundialmente o momento de reflexão sobre o tema e de busca por melhores condições de acessibilidade, respeito e dignidade. A Fundep está atenta à causa. Confira!

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente no dia 3 de dezembro, é uma data estabelecida pelas Nações Unidas em 1998. O objetivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a sociedade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

Mais que um momento de homenagem e de debate sobre o tema, a data é também uma oportunidade para reflexão sobre a inclusão e sobre nossas ações com relação aos nossos semelhantes. Além de um incentivo para a promoção de iniciativas relativas à questão.

A proteção legal das pessoas com deficiência no Brasil teve início em 17 de outubro de 1978, com a Emenda Constitucional número 12, que reconheceu a sua existência civil e deu partida a uma série de lutas e conquistas. O maior ganho, no entanto, é o reconhecimento da relevância da causa e da necessidade de respeito e inclusão dessas pessoas.

FUNDEP ENGAJADA

A Fundep tem empreendido esforços em prol da conscientização de seus funcionários e parceiros com relação ao tema. Para tanto, vem realizando uma série de atividades para chamar atenção ao tema e promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Exemplo dessa postura foi a participação da analista Patrícia Cristina Paiva Portes Silveira, da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), no Seminário “Acessibilidade e suas implicações”, promovido pela OAB na última quarta-feira (30/11). O evento reuniu representantes do Governo de Minas e da prefeitura de Belo Horizonte, de empresas locais e de outras regiões do país, de institutos e grupos relacionados à causa.

A Fundação recebeu o convite para apresentar, na mesa sobre Direito do Trabalho, uma palestra sobre as ações promovidas para incluir pessoas com deficiência. Patrícia dividiu espaço com o Instituto Ester Assunção e a Procuradoria do Trabalho. “Foi uma oportunidade muito importante para expor os esforços da Fundep na diretriz inclusão. Após a apresentação fomos procurados por muitas pessoas e sentimos uma abertura grande para a discussão do tema”, conta.

TODO DIA É DIA DE INCLUSÃO



http://intranet/uploads/noticias/cadeira-rodas_180.jpgEste ano, o tema definido para marcar a celebração da data foi “Juntos por um mundo melhor: incluindo pessoas com deficiência no desenvolvimento”. A escolha é baseada no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das Pessoas com Deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.

A inclusão não acontece apenas por meio de instrumentos legais e de grandes mobilizações. Em nosso dia a dia, também podemos participar. As pessoas com deficiência merecem ser tratadas de forma igualitária e ter a oportunidade de mostrar seu potencial.

Além disso, algumas pequenas ações, como respeitar as vagas e espaços exclusivos, dar a preferência e estar atento ao nossos colegas, fazem toda a diferença.


JURANDIRA GONÇALVES





cid:image001.gif@01CC0640.FAEAFEC0
Juliana Barbosa e Oliveira
Gestão de Pessoas
FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - FUNDEP
Tel: 55-31-3409-6819/ 9951-4908
julianaoliveira@fundep.ufmg.br | www.fundep.ufmg.br