segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Prepare seu filho para a volta às aulas

Tempo atrás conheci o site ACADEMIA DO AUTISMO. Comecei a receber notícias e fiquei maravilhada com as informações tão reais e presentes, de quem realmente vive o autismo. 

O texto abaixo acho super importante para os pais. Assim com os devidos créditos à Academia do Autismo, tenho o prazer de apresentar-lhes.

______________________________________________________

Volta às aulas: prepare seu filho ou paciente com autismo para o retorno à escola.




Fevereiro chegando e a criançada está se preparando para voltar a rotina escolar e, se essa mudança no dia a dia não for bem planejada, podemos prejudicar todo um ano de ensino. Para você que sempre pede esse tema, estou passando para deixar algumas dicas para facilitar esse momento:


➡ Tire fotos da escola, da sala de aula e da nova professora. Mostrar ao aluno onde ele estudará e quem estará com ele, ensinando-o, durante o período na escola, tornará a transição de ambiente mais confortável.

➡ Acostume o aluno com a rotina escolar. Antes do início das aulas, estimule seu filho a dormir e a acordar no horário adequado, como se já estivesse frequentando a escola.

➡ Separe alguns itens representativos. Permita que seu filho leve à escola, ao menos nos primeiros dias de aula, alguns objetos familiares com os quais se identifica em casa. Livros e brinquedos com os quais já está habituado, por exemplo, podem aumentar a sensação de segurança das crianças quando colocadas em um novo ambiente.

➡ Repasse a rotina visual das atividades que serão realizadas na escola. Simular atividades como sentar-se na cadeira para pintar, formar fila para ir ao parque e lanchar, bem como regras visuais de comportamentos esperados, como falar baixo e seguir instruções da professora, são importantes para inserir seu filho na nova rotina.

A insegurança é comum e, muitas vezes, inerente às mudanças. A antecipação com o apoio de dicas visuais é importante.
Qualquer dúvida, conte comigo.
Abraço,
Fábio Coelho
Diretor Academia do Autismo