sábado, 16 de junho de 2012

MINAS REALIZA CONFERÊNCIA ESTADUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Representantes de mais de 140 municípios se reúnem em Belo Horizonte, a partir do próximo dia 19, para avaliar propostas que devem subsidiar a criação do Plano Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência. A III Conferência Estadual, que tem como tema “Um Olhar para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, será realizada no Hotel Ouro Minas (Avenida Cristiano Machado, 4001, Bairro Ipiranga), até o dia 21. A abertura será na terça-feira, às 16h. A programação completa está disponível no portal: www.social.mg.gov.br. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED).

“O espaço de discussão vai envolver o poder público e a sociedade civil. Isso é importante para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. É uma oportunidade para que o Estado possa contribuir, de forma efetiva, para a implementação da convenção sobre os direitos desse público”, destacou a coordenadora Especial de Apoio e Assistência a Pessoa com Deficiência, Ana Lúcia de Oliveira.
Cerca de 400 pessoas são esperadas no evento, que vai reunir os representantes eleitos em conferências regionais e municipais, realizadas desde março deste ano como requisito para participação no encontro estadual. A expectativa é que cerca de 40 propostas, oriundas da conferência estadual, sejam levadas à Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 3 a 6 de dezembro.
Ana Lúcia também lembra que será um momento especial para discutir as demandas dos municípios e identificar avanços e desafios no âmbito estadual e federal. Os temas abordados serão divididos nos seguintes eixos: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
Fonte: Informativo 35 de 1 a 15 de junho de 2012.
Sedese