domingo, 13 de maio de 2012

Guerreiro de verdade


Da paixão pelo esporte pode nascer a inclusão. Fernando, esportista, fez de sua paixão, sua superação.Encontre a sua e viva com emoção!
___________________________________________Ex-BBB assume hoje o quadro %u201CDesafio sem limite%u201D, no Esporte espetacular, da Globo

Publicação: 13/05/2012 04:00
Fernando foi aos Estados Unidos participar da Maratona da Disney  (João Garschagen/TV Globo )
Fernando foi aos Estados Unidos participar da Maratona da Disney

A partir de hoje, o programa Esporte espetacular, da Globo, mostra como um homem que viu sua vida mudar depois de um acidente de carro pode superar os próprios limites. O protagonista dessa história é o ex-BBB Fernando Fernandes, que perdeu os movimentos das pernas há três anos, e descobriu no esporte a sua maneira de ser livre. O para-atleta terá um quadro no dominical no qual vai viver emoções e quebrar barreiras. Em “Desafio sem limite” ele testa sua capacidade de vencer o que pode parecer impossível.

“Tive de me transformar por causa do acidente. Acho que quando você vive um extremo em sua vida passa a dar mais valor e acreditar em você. Eu estava num buraco muito fundo e a opção era arrumar forças para sair ou ficar ali”, diz Fernando, que conseguiu dar a volta por cima e fez do esporte, que até então era um hobby, sua profissão. Após ficar paralítico, ele se sentou num caiaque e encontrou a solução. Com a canoagem, o ex-BBB não se sentia mais preso à cadeira de rodas e, assim, tornou-se bicampeão mundial e sul-americano de paracanoagem.

Na estrada O quadro no esportivo da Globo surgiu durante uma das suas participações no Corujão do esporte, quando revelou à então editora Rosane Araújo que pretendia cumprir uma missão, quebrando seus limites. Ele já havia planejado fazer várias atividades radicais, como reaprender a esquiar e participar de uma corrida de ciclismo, e iria gravar tudo com sua câmera de mão. A jornalista se interessou e nasceu aí o “Desafio sem limite”, que será exibido a cada 15 dias no Esporte espetacular. Hoje, Rosane é editora-chefe dessa atração.

Durante o mês de janeiro deste ano, Fernando gravou a maior parte dos episódios que serão exibidos a partir de hoje. Ao todo, a primeira temporada da série deverá ter seis episódios. Fernando vai encarar maratonas, uma corrida de aventura em terrenos cheios de lama, o desafio de esquiar na neve, saltar de paraquedas e tentar o tricampeonato de paracanoagem na Polônia.

Dos seis desafios, quatro já foram gravados. Em Paulo Afonso, na Bahia, ele encarou 55 quilômetros em uma maratona de canoagem nas águas do Rio São Francisco. Mesmo sendo um campeão da paracanoagem, ele nunca tinha percorrido uma distância tão grande. Em Jataí, em Goiás, foram 50 quilômetros de corrida de aventura em uma bicicleta adaptada, o mesmo equipamento usado nos 42 quilômetros da Maratona da Disney, em Orlando (EUA). “Mesmo antes da lesão, não tinha enfrentando uma prova de ciclismo tão longa. Fazer o percurso com os braços foi totalmente diferente”, comenta.

Ele foi também a Aspen, no Colorado (EUA), onde reaprendeu a esquiar num monoesqui. “Também foi difícil porque você tem de se equilibrar. Sempre fui um apaixonado por esportes. Fiz boxe amador, futebol e faculdade de educação física. Fiz um curso de paraquedismo e saltei sete vezes, mas não sei como vai ser agora. Coloquei essa missão nas costas e quero mostrar que uma deficiência não limita ninguém”, diz.

Treinamento A motivação vem das pessoas que interagem com ele em redes sociais ou nas ruas. Fernando também recebe muitas mensagens incentivadoras em seu site (www.fernandofernandeslife.com). Ele diz que a troca de energia é muito intensa e que o pessoal que enfrenta uma deficiência se une. Ele pretende fazer um projeto social para levar isso tudo adiante.

Por enquanto, a vida de atleta não é fácil. Ele treina na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo) seis dias por semana pela manhã. De segunda-feira a sábado, no período da tarde, se dedica também à preparação física e muscular. “Só tiro o domingo livre para não sobrecarregar, já que uso os braços para me locomover.”

Além disso, participa de palestras, a maioria em colégios públicos. O para-atleta diz que pensa no futuro, mas hoje o presente é mais importante. Até 2016, quando as Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro, sua vida será o esporte. Fernando namora uma brasileira, Karol Medeiros, que está morando nos Estados Unidos. A relação, de três anos, começou na internet. “Hoje namoro mais meu caiaque do que minha namorada. Mas penso em me casar”, revela.