domingo, 6 de novembro de 2011

Alavancas no interior


MAIS EMPREGO E RENDA »Municípios mineiros de pequeno porte passam a constar em ranking de desenvolvimento por causa do bom desempenho de indústrias, que foi capaz de aquecer as economias locais

Marta Vieira
Publicação: 06/11/2011 04:00

Ares de cidade grande se infiltraram entre conhecidos atributos que transformaram o município de São Brás do Suaçuí numa das paisagens da Região Central de Minas Gerais mais bucólicas e cercada de tradições culturais. Não há um só canto da área urbana do município sem uma obra civil, enquanto a população que menos de três anos atrás não passava de 3,5 mil habitantes ganhou uma circulação adicional de 1,5 mil pessoas todo dia, a maior parte delas trabalhando em função da usina siderúrgica erguida na vizinha e pequena Jeceaba pelos grupos Vallourec Mannesmann e Sumitomo. A reviravolta conduziu São Brás ao ranking dos 10 municípios mineiros com maiores índices de desenvolvimento, ao lado da capital mineira e das industrializadas Uberlândia, no Triângulo; Betim, na Grande BH, e Extrema, no Sul do estado.
A chave para o ingresso do pequeno município na lista tão restrita foi a geração de empregos, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), relativo a 2009, que está sendo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O indicador avalia os 5.564 municípios brasileiros sob os aspectos de emprego e renda, educação e saúde. Num ano marcado pelo esforço da economia brasileira para se recuperar dos duros efeitos da crise financeira mundial de 2008, o estudo constatou que o país tinha 62,9% de cidades com nível de desenvolvimento de moderado a alto.
A lista dos municípios mais desenvolvidos de Minas mudou bastante, com a entrada de mais cinco cidades com índices superiores a 0,8, medida do alto desenvolvimento: Santa Vitória, Itapeva, Pouso Alegre, Lavras e Juiz de Fora. Todos os novos integrantes conseguiram subir no ranking por causa do emprego e da renda em alta, informa Guilherme Mercês, gerente de estudos econômicos da Firjan, em meio aos efeitos da turbulência na economia mundial sobre a indústria mineira.
O IFDM de Minas caiu de 0,8003 pontos para 0,7928, pontuação de desenvolvimento moderado. Entre os 500 maiores municípios do país, a participação do estado diminuiu de 41 cidades em 2008 para 32 em 2009. O impacto da crise retirou Congonhas e Nova Lima, grande municípios mineradores, do ranking dos maiores. “O estado é bem polarizado entre as áreas mais desenvolvidas do Sul e a Central e o desenvolvimento moderado nas demais regiões”, afirma Guilherme Mercês.
Vencida a crise financeira de 2009, e num ambiente de nova turbulência na Europa e nos Estados Unidos, o presidente da Federação das Indústrias de Minas (Fiemg), Olavo Machado Júnior, diz que o estudo da Firjan confirma a importância do setor para a geração de emprego e renda. “Há crescente demanda por mão de obra treinada, especialmente no interior, componente da atração de empresas”, diz.

TRABALHO EM ALTA Em São Brás do Suaçuí, distante 110 quilômetros de BH, o prefeito Luiz Carlos Fernandes, comemora o fim, na prática, do desemprego. “Temos 3 mil casas e apartamentos em construção, investimentos em hotéis e pousadas e numa série de pequenas empresas do comércio e de serviços”, afirma. Quarta maior economia de Minas, Uberlândia saiu do terceiro lugar no IFDM em 2008 para liderar o ranking em 2009.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, atribui a boa performance à capacidade da infraestrutura do município para atrair investimentos da iniciativa privada. Nos últimos seis anos até 2010, a cidade recebeu R$ 6 bilhões em recursos do setor privado. Bem diversificada, a economia local conta com empreendimentos do agronegócio, de setores atacadista, de alimentos e tecnologia. “Só em empregos formais, foram criadas 119 mil oportunidades em 2010 e de janeiro a setembro deste ano, outras 56 mil vagas surgiram”, afirma.

Os melhores
Ranking dos municípios mineiros mais bem posicionados em 2009

Cidade/Região IFDM
Uberlândia/Triângulo 0,8597
Extrema/Sul 0,8561
Belo Horizonte 0,8529
Santa Vitória/Triângulo 0,8325
Betim/Grande BH 0,8314
São Brás do Suaçuí/Central 0,8295
Itapeva/Sul 0,8285
Juiz de Fora/Zona da Mata 0,8249
Pouso Alegre/Sul 0,8246
Lavras/Sul 0,8223