sábado, 5 de setembro de 2015

OAB/MG sedia Encontro do Fórum Permanente e entidade assina convênio com Justiça Federal

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência se fez presente, através da Presidente Dra. Ana Lúcia de Oliveira e membro, Dra. Lérida de Sá Orlandi.

Ao final, a Presidente da Comissão falou da importância do trabalho realizado pela Comissão, que consistiu na vistoria da acessibilidade no Fórum Lafayette, a convite do Diretor do Fórum juiz Cássio Azevedo Fontenelle, através de reivindicação da Comissão.

As sugestões de acessibilidade foram enviadas para o Diretor do Fórum de Belo Horizonte.

ANA LÚCIA DE OLIVEIRA
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG

_____________________________________________________________________________

03/09/2015 19:41:47



A OAB Minas foi palco na tarde desta quinta-feira (03/09), do 4º Fórum Permanente Estadual e do 2º Fórum Permanente Federal, parceria daSeccional Mineira e o judiciário mineiro que tem por objetivo, debater questões relevantes para o bom andamento dos serviços judiciários e estabelecer parcerias em busca de resolver problemas relativos às atividades jurídicas.
Durante o encontro, conduzido pelo presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves e pela diretora do Fórum Permanente, Cidinha Rossi, participaram o superintendente adjunto administrativo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, o Diretor do Fórum de Belo Horizonte, juiz Cássio Azevedo Fontenelle e o juiz Federal e diretor do foro, Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes.
Na ocasião, foi assinado termo de cooperação entre a OAB Minas e a Justiça Federal em Minas Gerais que visa a formalização de parceria das entidades para viabilizar a instalação de estrutura de atendimento e suporte aos usuários externos do Processo Judicial eletrônico (PJe), em atendimento à previsão normativa contida no Art. 41, Res. 185-CNJ, nas dependências das salas da OAB/MG localizadas na sede da Seção Judiciária de Minas Gerais e nas sedes das Subseções Judiciárias.
 A diretora do Fórum Permanente, Cidinha Rossi disse que o Fórum serve para manter a harmonia entre os operadores da justiça na prestação jurisdicional. “O Fórum Permanente não trata apenas da redução de tempo de tramitação dos processos, é um movimento de pacificação, sendo que o objetivo final é a paz social”.
Ela também elogiou a atuação dos magistrados, apesar dos problemas, e fez referência a eles dizendo “aprendi que o jeito mais fácil de crescer como pessoa é me cercar de pessoas melhores que eu, que nos engrandecem”.
Já o juiz federal e diretor do foro, Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, explicou o objetivo do termo de cooperação e salientou que todos sairão ganhando com essa parceria, sendo que o maior beneficiário será o jurisdicionado. Ao final disse que em Minas existem 26 subseções judiciárias e garantiu que em breve todas elas estarão com estrutura de atendimento e suporte aos usuários do PJe.
 Também fez uso da palavra o superintendente adjunto administrativo do TJMG, desembargador Corrêa Júnior, que contou que conheceu o Fórum Permanente assim que foi implantado e que na ocasião já o apoiou integralmente. Também disse que o principal foco desse encontro é buscar o mesmo objetivo que é a celeridade e a eficácia da prestação jurisdicional.
Em seguida, o Diretor do Fórum de Belo Horizonte, juiz Cássio Azevedo Fontenelle, trouxe duas notícias aos presentes, sendo que, a primeira delas é que a Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG irá encampar a divulgação do Fórum Permanente. “Haverá no final do mês, em Montes Claros, um encontro das Corregedorias, sendo que o Fórum Permanente estará na pauta de discussão”.
A segunda notícia trazida por ele é que no dia 10 de setembro será inaugurada a Central de Cumprimento de Sentença (Centrase), sendo que 33 varas cíveis serão atendidas nesta central, projeto esse que demorou oito anos para ser implantado.  

Fonte: http://www.oabmg.org.br/Noticias/7086/OABMG-sedia-Encontro-do-F%C3%B3rum-Permanente-e-entidade-assina-conv%C3%AAnio-com-Justi%C3%A7a-Federal