sábado, 4 de janeiro de 2014

Intérpretes estão sendo cada vez mais requisitados

Centrais de Interpretação de Libras promovem a inclusão social de surdos em Minas.

Renata Lauar/Sedese

Cresce nos municípios de Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a procura pelos serviços oferecidos pelas Centrais de Interpretação de Libras (CIL). Nas unidades destas cidades, as pessoas surdas contam com intérpretes, que viabilizam o acesso a serviços públicos e a defesa de direitos, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania.

Inaugurada no dia 3 de dezembro pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a CIL de Belo Horizonte, que funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH), vem recebendo muitas demandas para atendimento às pessoas surdas. Da mesma forma, a unidade de Uberlândia, inaugurada no dia 12 de dezembro, já tem grande procura. Ela está instalada nas dependências do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper), no centro da cidade.

Nas redes sociais, as centrais também já começam a se tornar mais conhecidas. No Facebook (Central de Interpretação de Libras CIL-MG), várias pessoas têm curtido a página e compartilhado as informações disponíveis.

No próximo ano, Minas Gerais será contemplada com mais uma unidade da Central de Libras, em município a ser definido. Para a instalação dos serviços nos municípios, a Sedese tem levado em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam em quais cidades de Minas há mais pessoas surdas.

Cada Central de Interpretação de Libras conta com um carro, dois intérpretes e computadores, o que facilita o acesso online. O serviço é prestado de forma presencial, após prévio agendamento, ou virtual, sendo as demandas recebidas por e-mails, Facebook ou Skype, com a utilização da Libras via webcams. O intérprete, com horário previamente agendado, acompanha pessoas surdas em hospitais, tribunais, delegacias e outros locais de atendimento ao público.

Em Belo Horizonte, o pré-agendamento pode ser feito pelos telefones 3270-3625/3626 ou 3627. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os contatos são: central.libras@social.mg.gov.br (e-mail), central.libras@hotmail.com.br (Skype) ou Central de Interpretação de Libras CIL-MG (Facebook). Já em Uberlândia, os contatos são: libras.uberlandia@social.mg.gov.br (e-mail), (34)3235-4174 (telefone). O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/centrais-de-interpretacao-de-libras-promovem-a-inclusao-social-de-surdos-em-minas/