sábado, 22 de dezembro de 2012

Viver sem Limite é o objetivo maior do ser humano, diz presidenta Dilma Rousseff


Este é um resumo do discurso da nossa Presidenta Dilma Rousseff na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que ocorreu em Brasília nos dias 03 a 06 de dezembro de 2012.
A fala da Presidenta sobre a educação foi, pelo menos na minha concepção fundamental para o entrave entre educação inclusiva x educação especializadaSo­mos a favor da educação inclusiva pra valer e também das instituições especializadas. Uma coisa não exclui a outra”. Isto foi magnífico, pois é algo que também sempre pondero em minhas palestras.
_______________________________________

Legenda da foto: Dilma Rousseff participa da abertura dos trabalhos da Conferência ao lado de autoridades. (Foto de Plínio Xavier).

“Vamos cada vez mais garantir direitos e instrumentos para via­bilizar o que é essencial para o Brasil: oportunidades iguais para todos”, afirma a Presidenta da República, Dilma Rousseff, aos participantes da 3ª Confe­rência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na terça-feira (4).
Ao início da solenidade Dilma afirmou estar comovida ao ver o Hino Nacional “cantado” em Libras. Para a presidenta, as oportunidades são a palavra-chave quando se fala em pessoas com deficiên­cia. “As pessoas com deficiência têm um extraordinário potencial. Precisamos nos preparar para oferecer oportunidades iguais a todos os nossos cidadãos e para conviver com a diversidade, até porque nosso país é baseado na diversidade”.
Dilma citou o exemplo do desempe­nho dos atletas paraolímpicos brasilei­ros, que tiveram resultados melhores do que os atletas olímpicos. “Com o ade­quado apoio, oportunidade e também com a dedicação de cada um, é possível superar obstáculos”, reforça.
A presidenta enfatizou ainda a importância da participação dos diferentes segmen­tos do nosso país nas discussões que afetam a todos. Dito isso, ela concluiu que é fundamental promover a parti­cipação efetiva nas conferências. “A contrapartida da verdadeira inclusão é o diálogo. Temos que nos envolver em conjunto para melhorar o que achamos injusto”, orienta.
Dilma falou também sobre a im­portância que as instituições de ensino especial têm no país, pois trouxeram um grande conhecimento na área para que a educação inclusiva fosse efetivada. “So­mos a favor da educação inclusiva pra valer e também das instituições especializadas. Uma coisa não exclui a outra”, ponderou.
De acordo com Dilma, as deficiências não devem ser limitadoras da qualidade de vida e de acesso aos serviços públicos. Ela ainda citou a importância que a área do turismo tem no desenvolvimento do país: “Temos que assegurar acessibilida­de e condições especiais para as pessoas com deficiência. É sinal de civilidade.”
A presidenta destacou ainda o Pla­no Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado por ela no final de 2011. “Viver sem Li­mite é o objetivo maior do ser humano, e não poderia ser diferente no caso das pessoas com deficiência.”
O investimento para que todas as crianças e adolescentes com deficiência estejam na escola é, segundo a presiden­ta, um dos principais objetivos do plano: “Todos ganham quando as crianças com deficiência frequentam escolas regulares junto com as demais crianças”.
Ao destacar o comprometimento do Governo Federal em investir R$ 7,6 bi­lhões em ações voltadas para a educa­ção, saúde, inclusão social e acessibilida­de, Dilma fez um balanço do Plano Viver sem Limite.
“O nosso compromisso é de garantir cidadania plena e autonomia aos brasi­leiros com deficiência, promovendo a sua inserção completa na sociedade e a sua capacidade de viver sem Limite”.
Dilma concluiu seu discurso lem­brando do ribeirinho que conheceu na Amazônia, que disse a ela o que significa uma conferência. “Conferência é para conferir se tudo está nos conformes”, e é para isso que serve a participação popu­lar, disse a presidenta.

Fonte: Boletim Pauta Inclusiva
n.º 06  |  DEZ  |  2012