sábado, 22 de dezembro de 2012

VÍDEO: Coral de surdos é o bom exemplo apresentado no Boas Práticas esta semana



Projeto desenvolvido pela Escola Estadual Inácio Passos, em São João del-Rei, mostra um grupo musical que “canta com as mãos”
É assim que alunos surdos e ouvintes da Escola Estadual Inácio Passos, na histórica São João del-Rei, têm encantado plateias por onde passam. O Coral de Surdos, que é uma ação do Projeto Incluir, da Secretaria de Estado de Educação, é o tema do vídeo da série Boas Práticas desta semana.
A reportagem produzida pela Rede Minas traz o depoimento de pais e professores, que contam o impacto do projeto na vida dos estudantes.
“Eles se sentiram bem sinalizando e também dançando. Cada um tem seu jeito e suas preferências e com isso a gente divulga a Libras, a cultura surda e melhora a comunicação”, ressalta a interprete da escola, Andrea Neumann.
Projeto Incluir
Criado pela SEE em 2005, o projeto Incluir busca preparar as escolas públicas para receber estudantes com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. O projeto atua desde a promoção da acessibilidade arquitetônica das edificações, até capacitação de educadores e formação de redes de apoio.
Série Boas Práticas
A série Boas Práticas, na qual são abordados, em reportagens, exemplos de práticas exitosas desenvolvidas por escolas estaduais, traz um novo vídeo a cada semana, em uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e da Rede Minas.
Outras temáticas como literatura, matemática, meio ambiente e inclusão também serão tratadas na série. Em todas as iniciativas, o objetivo é mostrar formas inovadoras de uma escola abordar uma determinada temática.
No total serão produzidos e veiculados pela Rede Minas 30 vídeos documentais de 2 minutos. Além de serem veiculados ao longo da programação da emissora, os vídeos também irão ao ar no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e na Agência Minas.
 Assista o vídeo ao lado para conferir.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/videos/video-coral-de-surdos-e-o-bom-exemplo-apresentado-no-boas-praticas-esta-semana/