domingo, 25 de dezembro de 2011

O segredo do sucesso


Ao ler este artigo identifiquei-me bastante com o meu trabalho de 2011.O ano de 2011 foi um aprendizado imensurável em minha vida. A experiência de trabalhar em um órgão público, o trabalho cobrado pela sociedade que espera a perfeição, a cobrança de se cumprir as metas estabelecidas, as dificuldades, as facilidades, o trabalho árduo e ao mesmo tempo, prazeroso.Tenho plena consciência que me entreguei ao máximo, também querendo dá o meu toque, responder aos anseios da sociedade e daqueles que acreditaram e investiram em mim. Errei, acertei, chorei... há como chorei, por algo que não consegui. Hoje sinto-me mais forte. O primordial nesta caminhada foi conhecer o que se passa com o Estado, lendo jornais e notícias, aprender e apreender o serviço de forma incansável, exaustivamente.Lembro muito de minha época de cursinho, em que os professores diziam: "todo esforço será bem recompensado". Acredito nisto fielmente, pois sinto que fui recompensada por todo meu esforço.Trabalhar no governo de Minas Gerais é uma honra. Tendo como chefe o Governador Antônio Anastasia, de uma sabedoria peculiar é um aprendizado constante e um esforço permanente para a perfeição. Trabalhar com pessoas do bem, que se entregam ao que realizam é uma alegria imensa, pois são posições colocadas com o coração em prol da garantia dos Direitos Humanos que fazem a diferença.Errei em algumas situações, mas em outras lutei, esforcei, trabalhei, entreguei e tive vitórias sim.Que venha 2012! ________________________________________________________________________

Ronaldo Negromonte - Professor, palestrante e consultor em desenvolvimento de pessoas e organizações
Publicação: 25/12/2011 04:00
Assistindo às apresentações dos atletas no recente campeonato Pan-americano, observei com que afã eles buscam ultrapassar limites. Todos querem chegar na frente. Não há dúvida de que essa tem sido uma aspiração humana desde que existimos como espécime. E no mundo do trabalho é a mesma coisa. Ter sucesso significa conquistar os melhores lugares e recompensas, além da relevância social que vem embutida no pacote. 

Mas, afinal, qual o segredo para alcançar o tal sucesso? É bom lembrar que apenas no dicionário a palavra sucesso aparece antes da palavra trabalho. De modo que o caminho mais curto ainda é o trabalho lícito, inteligente, prazeroso, criativo, que acrescenta valores e supera o que foi feito antes. Geralmente, nos encantamos com o sucesso, mas nos esquecemos de toda a luta que levou as pessoas até essa privilegiada posição. Daí que se você não puder destacar-se pelo talento, vença pelo esforço. Como diria Tomas Jefferson: “Acredito demais na sorte e tenho verificado que, quanto mais trabalho, mais sorte tenho”.

Não é nosso trabalho que nos enobrece. Nós é que enobrecemos nosso trabalho. A melhor recompensa para essa atividade humana não é o que se ganha com isso, mas o que cada um se torna com isso. O trabalho não pode ser um fim como muitos encaram equivocadamente, investindo nele quase todo seu tempo e energia na busca do lucro financeiro ou social. Mais que isso, ele deve se tornar um meio para nos sentirmos úteis e produtivos, para alcançar valores essenciais, um maior equilíbrio psicológico, uma visão mais amadurecida das coisas e melhor qualidade de vida. E esse trabalho deve levar a nossa assinatura, nossa marca, nosso toque particular. Devemos ser reconhecidos por meio dele. Para tanto, é preciso fazer sempre o melhor que pudermos.

O objetivo de qualquer desenvolvimento profissional, tecnológico ou de qualidade é preencher essa lacuna que existe entre o que as pessoas realmente fazem e o que poderiam fazer se dessem o melhor de si. Infelizmente, a maioria não segue o exemplo dos atletas. Não gosta do que faz, trabalha apenas por obrigação, não investe em si mesmo e realiza somente o mínimo necessário. E tudo isso é o que inferioriza o trabalho. 

Quem quiser vencer na atualidade terá de entender que as recompensas estão em sintonia direta com a contribuição que se dá. Nesse cenário tão competitivo e mutante, o novo trabalhador deve ter um perfil diferenciado e tomar o destino da sua carreira nas próprias mãos. A relação patrão-empregado está se transformando numa relação cliente-fornecedor e a profissão do futuro passa a se chamar competência, o que envolve o domínio de qualidades técnicas e também humanas. 

Não há sucesso sem ética. Se você não for ético, afastará as pessoas que podem ajudá-lo a alcançar a realização profissional.

Todo homem é uma criatura da época em que vive. Mas muito poucos são capazes de ir além do seu tempo. O saudoso Steve Jobs mostrou esse exemplo. Isso porque são eles os que avançam para além dos recordes anteriores, acrescentando inovações vitais em todas as áreas. O verdadeiro progresso nasce daí. Para tanto, é preciso aprender com humildade tudo aquilo que pode ser importante ao objetivo a que se aspira. A forma de aprendizagem é tão importante quanto o que deve ser aprendido. É essencial também ter paciência inteligente, aquela que tem foco e não reduz o esforço enquanto espera, não pretendendo o pódio de imediato. Daí podemos ver que a vitória não está no final, mas sim em todas as alternativas do percurso, nas pequenas conquistas do dia a dia.

É nesse campo de lutas que devemos aprender a dominar os receios, tomar as decisões acertadas, encarar com maturidade os fracassos e vencer obstáculos que sempre aparecem no caminho. O excepcional jogador de basquete Michael Jordan disse certa vez: “Errei mais de 9 mil arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões acreditaram que eu ganharia o jogo no arremesso decisivo... e errei. Fracassei, fracassei e fracassei na minha vida. É por isso que sou um vencedor”. 

Pode-se dizer com certeza que sucesso é uma questão de não desistir e fracasso é uma questão de desistir cedo demais. As carreiras, como os foguetes, nem sempre são lançadas conforme o programado. O segredo é continuar trabalhando os motores e permanecer desmotivado o mínimo de tempo possível.