domingo, 13 de novembro de 2011

Implantação do prédio no terreno

Retificação: em última postagem deste artigo coloquei que o Dr. Francisco Maia Neto é Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/MG. O mesmo enviou-me e-mail agradecendo pela divulgação de seu artigo e corrigindo-me quanto à Comissão.
Abaixo, esclareço que Dr. Francisco Maia Neto é Presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB/MG.
Peço desculpa a todos.
________________________________________________________________________________
Tenho a satisfação de transmitir este artigo de meu amigo Francisco Maia Neto.Lembro a todos que Dr. Francisco Maia Neto é um defensor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, como se observa neste artigo. Sempre preocupado com a questão da acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida,como levantada em seu artigos.Por esta e outras razões, Dr. Francisco Maia Neto, engenheiro e advogado, conselheiro da OAB/MG, Presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB/MG, será um dos palestrantes no Seminário "Acessibilidade e suas Implicações".O Seminário contará também com as presenças de dois arquitetos, empresários na área de acessibilidade. A tarde, teremos abordagens dos temas: Direito do Trabalho, Educação e Saúde.Realizado pelas Comissões da OAB/MG: Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Direito Urbanístico e pela Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência/Sedese, o Seminário será no dia 30 de novembro de 08:00 às 18:00h., na Rua Albita, 250 - Bairro: Cruzeiro - auditório da OAB/MG. As inscrições são feitas no site: www.oabmg.org.br/acessibilidade, pelo e-mail: eventos.caade@social.mg.gov.br ou pelos telefones: (031) 2102-5969/3916-7971/3916-7972.Inscrições gratuitas.Espero vocês.

Francisco Maia Neto

Publicação: 13/11/2011 04:00

Garantir uma boa ventilação, uma bela vista permanente, mobilidade eficiente na entrada e na saída, tanto para automóveis quanto para pedestres, está cada vez mais difícil, embora sejam pontos diferenciais que uma empreendedora oferece ao comprador ao efetuar a venda do imóvel. A usabilidade de um produto imobiliário é um dos fatores que garantem o sucesso do lançamento ou prédio pronto, além de dimensionar o quanto a edificação é eficiente.

O estudo de implantação é fundamental em um projeto. Deve valorizar o imóvel e resolver problemas, uma vez que a preocupação na implantação bem-executada proporciona salubridade e segurança ao empreendimento, além de atender as exigências da legislação e as necessidades dos usuários, ou seja, a adequada distribuição no terreno atende as demandas dos adquirentes.

Recuos, coeficiente de aproveitamento e projeções mínimas exigidas são as dificuldades que os profissionais de projeto enfrentam no planejamento da implantação, como também físicas e topográficas da locação. A junção de pequenas áreas é a solução quando não há grandes lotes à disposição. Porém, essa “amarração” pode apresentar lotes desiguais, com solos não favoráveis.

Há pontos críticos que devem ser observados, como fachadas pouco iluminadas, o que pode ser solucionado com o aumento dos vãos; a incidência de ruídos pode ser sanada com vidros laminados e/ou vidros duplos; para fachadas com sol da tarde a solução seria a colocação de brises móveis; unidades devassadas por outras unidades, por exemplo, uma varanda, pode ser resolvido com uma jardineira ou um brise móvel; em áreas de lazer que devassam unidades, pode-se edificar uma pérgula, ampliando a distância visual; para espaços de lazer sem demanda deve-se mudar o uso de acordo com o estudo de demanda; quando houver impossibilidade de se projetar uma rampa de acesso, pode-se instalar uma plataforma específica; nos cruzamentos de pedestres com veículos, deve-se adequar o projeto paisagístico e o de programação visual para minimizar o problema, usando cercas vivas, árvores, paginação no piso e programação visual.

Nos empreendimentos de padrão elevado existe maior cuidado com a implantação. Realizada no início do projeto pelo arquiteto, que analisa a locação observando as restrições e as viabilidades físicas, ocasião em que adota estratégias para mitigar esses efeitos, como edifícios que têm vistas em cidades grandes, que se transformam em um diferencial e ótima estratégia de venda, fazendo com que a cada dia os arquitetos precisem inovar mais.

Outro fator importante a ser observado é a legislação ambiental, que tem feito os profissionais se atentarem à previsão de árvores e espécies protegidas, mudando os projetos para a preservação do meio ambiente.

Em casos de empreendimentos de baixo padrão, a satisfação na implantação depende do custo, haja vista que será absorvido pelos compradores. As prioridades voltam-se para aspectos mais baratos e benéficos, além do que, muitos projetos são utilizados em diversos terrenos, dificultando assim a conciliação desses aspectos para cada construção.

Independentemente do investimento que se faça, ou do segmento a que esteja voltado, é obrigatório atentar para aspectos básicos, que garantam a salubridade do imóvel e são obrigados por lei, como também a acessibilidade, pois todas as edificações devem garantir acesso a qualquer pessoa com limitação de mobilidade.

O importante é considerar várias alternativas para encontrar a implantação mais eficiente para cada empreendimento, devendo, na fase de projeto, serem tomadas as decisões mais eficientes e de maior impacto financeiro. Também deverá ser definida a prioridade na contratação de profissionais competentes e preparados para encontrar a melhor solução.