sábado, 24 de setembro de 2011

OAB/MG contra a corrupção


Mais uma vez a OAB/MG mostra o seu papel de guardiã da cidadania.
__________________________________________
OAB/MG lança Observatório da Corrupção
Empenhada na luta pela ética e moralidade na política e no Poder Público, a OAB/MG lança na próxima terça-feira (27/09), o portal do Observatório da Corrupção (http://observatorio.oab.org.br) – um canal entre a sociedade e a Ordem dos Advogados para fiscalizar práticas de corrupção e receber denúncias da população.

O lançamento será feito com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, do presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, diretores, conselheiros e advogados da seccional.

O instrumento, aberto oficialmente no dia 24 de agosto, pelo Conselho Federal, tem por objetivo receber e apresentar denúncias de corrupção na sociedade brasileira, de maneira que elas não caiam no esquecimento. Depois de receber a denúncia do cidadão pelo site, a Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB fará uma triagem das informações recebidas e, em seguida, farão uma visita ao Ministério Público ou ao delegado para verificar a posição do processo e cobrar providências. Caso as informações não sejam obtidas, a OAB, no prazo de 30 dias, irá procurar as autoridades superiores para que possam determinar que haja o enfrentamento da questão.

De acordo com o presidente da OAB/MG, o Observatório é mais um instrumento para que a sociedade se mobilize para cobrar das instituições que os casos de corrupção tenham o devido julgamento e a necessária condenação. “É a OAB cumprindo, mais uma vez, o seu compromisso com a cidadania, na medida em que lhe fornecerá instrumentos para acompanhar, fiscalizar e denunciar casos de corrupção, cobrando ainda ações mais eficazes do Poder Judiciário”, afirma.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, definiu o Observatório como “um olhar da sociedade em cima do Judiciário, uma pressão legítima para que esse poder julgue e puna os culpados por malversação e desvios de recursos públicos”.

O canal é um dos principais instrumentos de que a OAB lançará mão, sem medo, dentro de um movimento maior que vai deflagrar contra a corrupção e a impunidade no País, ressaltou o presidente do Conselho Federal.

“É importante que cada Seccional entre nessa luta, pois sem a participação ativa de cada um de nós, cidadãos, eleitores, nada será mudado no Brasil. A sociedade não pode continuar parada”, conclama Luís Cláudio.