sábado, 24 de setembro de 2011


Não é a primeira vez que leio notícias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios oferecendo cursos de capacitação aos seus servidores para melhor atender as pessoas com deficiência, cumprindo não só a resolução do Conselho Nacional de Justiça, mas sobretudo a lei.

É um exemplo que deve ser seguido por todos os Tribunais de Justiça do Brasil, principalmente, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Os juízes também devem ser capacitados quanto aos direitos das pessoas com deficiência, devendo seguir a realidade deste segmento que necessita de um apoio específico, pois é inadmissível que juízes obriguem instituições aceitarem pessoas com deficiências graves, sem, ao menos, tais instituições possuírem condições de abrigamento, assim, como é inadmissível que juízes obriguem um hospital aceitar pessoa com deficiência, sendo que existe uma lei estabelecendo que pessoas com deficiência grave, que não possuem condições de sair de suas casas tem o direito de atendimento médico em suas residências.

São fatos e acontecimentos que escuto e vivencio diariamente, demonstrando falta de preparo, ausência de conhecimento da legislação específica para pessoas com deficiência e, muitas vezes, total ausência de sensibilidade.

É preciso capacitação a todos os servidores porque as pessoas com deficiência precisam desta para a real inclusão. 
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    TJDFT capacita servidores no curso de LIBRAS


19/09/2011 - 08h32

A Escola de Administração Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro - inicia, neste mês de setembro, novas turmas para o curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) nos Fóruns de Brasília e Ceilândia. A ação atende à Recomendação 27/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a habilitação de servidores dos Tribunais em cursos oficiais de LIBRAS, custeados pela Administração.
O curso de LIBRAS faz parte do programa Cidadania Corporativa, que é voltado para a sensibilização, comprometimento e compreensão da missão, visão, valores organizacionais e para a atuação com responsabilidade social. Os conhecimentos desenvolvidos nesse programa envolvem aspectos de cidadania corporativa, a qual define um padrão de conduta ética e de respeito aos direitos humanos, em relação aos servidores e a sociedade.

Desde o ano passado, o TJDFT vem capacitando seus servidores na linguagem de sinais, para melhor atender o público portador de deficiência auditiva. Atualmente estão sendo oferecidas turmas no nível básico I e II. O curso será ministrado por docentes com experiência na área de formação de LIBRAS, integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (APADA-DF) - entidade civil, filantrópica, assistencial e educacional, sem fins lucrativos.

Do TJDFT