sábado, 17 de setembro de 2011


15/09 - Maioria dos crimes contra deficientes pode ocorrer dentro de casa

A violência contra a pessoa com deficiência ocorre muitas vezes pela falta de conhecimento e discriminação. A avaliação é da responsável pela Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade), Ana Lúcia Oliveira. Levantamento do Disque Direitos Humanos (0800-031-1119) aposta que a maioria dos crimes pode ocorrer dentro do próprio lar. Foram 110 denúncias nos primeiros oito meses deste ano.

 “Muitas vezes, a família não foi e não está preparada para lidar com uma pessoa com deficiência e isso dificulta no processo de inclusão dessas pessoas”, ressalta a coordenadora.

Das 110 denúncias recebidas até agosto, 55 foram sobre agressão e maus-tratos e 38 de abandono material.  Ana Lúcia lembra que a vítima, em muitos casos de violência, tem dificuldade para denunciar, em razão de limitações físicas. “A pessoa com deficiência depende muito dos outros e, por isso, é importante que outras pessoas, como vizinhos, façam a denúncia”.

Os crimes contra esse público estão entre os mais denunciados no Disque Direitos Humanos. Ficam atrás apenas das ligações feitas para relatar violência contra crianças e adolescentes (1.418) e contra os idosos (611).  Além da importância de denunciar, a coordenadora ressalta a importância da família no processo de inclusão dessas pessoas. 

Mapeamento Além dos números registrados pelo Disque Direitos Humanos, a Caade está fazendo um mapeamento, em nível estadual, sobre a violência contra pessoas com deficiência. “Estamos em contato com a Defensoria Pública e Federação das Apaes de  Minas Gerais”, informou. Depois de pronto, segundo Ana Lúcia,  o mapeamento servirá de base para futuras ações, visando minimizar ou até cessar com a violência.

Sigilo Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) é um serviço gratuito, sigiloso e que recebe denúncias de todo o Estado. Os relatos recebidos são encaminhados para os conselhos e delegacias especializadas.

Fonte: http://www.social.mg.gov.br/index.php/1509-maioria-dos-crimes-contra-deficientes-pode-ocorrer-dentro-de-casa/Imprimir.html